Educação Ambiental
focando o Lúdico como Recurso Pedagógico
“Quais são os pontos de encontro entre a educação ambiental e o lúdico?”
Curso gratuito, de 15 de Outubro até 5 de Novembro, Quartas-feiras, das 19h às 21h30.
Um curso para professores e educadores ambientais que buscam ações transformadoras e participativas para a construção de novos saberes e atitudes com relação ao meio ambiente.
Inscrições adiadas! até 14 de Outubro, 23h59.
Clique aqui e faça a sua Inscrição.
Programa
Objetivo Geral
Estimular os participantes a buscarem a construção de conhecimentos focando a Educação Ambiental e utilizando-se da linguagem lúdica como recurso pedagógico.
Objetivos Específicos
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Explorar a associação entre os conceitos de Educação Ambiental e do Lúdico;
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Aprofundar reflexões sobre as relações homem/natureza;
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Estimular a utilização do brincar nas ações de Educação Ambiental;
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Desenvolver uma visão globalizante trans e interdisciplinar;
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Promover atividades práticas como facilitadora na abordagem da temática ambiental;
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Enfatizar a importância da multiplicação das ações de cada participante em seu local de atuação.
Público Alvo
Professores e Educadores Ambientais, interessados e envolvidos com as ações de Educação Ambiental.
Turma
Mínimo: 10 participantes
Máximo: 30 participantes
Facilitador
João A. Mendes.
Metodologia
O conteúdo do curso será desenvolvido durante a realização de 4 encontros de 2h30 cada, totalizando 10 horas. As abordagens serão participativas com técnicas e recursos pedagógicos que favoreçam a inter-relação dos participantes e a inserção dos mesmos nas discussões da temática exposta.
Estratégias
Serão utilizados recursos áudio visuais, jogos, dinâmicas, atividades lúdicas e pedagógicas que facilitam a abordagem teórica através da prática, buscando mostrar aos participantes uma forma descontraída e produtiva de se trabalhar com as questões ambientais.
Resultados Esperados
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Que os participantes possam ampliar o olhar com uma visão mais abrangente para os diversos recursos que existem para se trabalhar com a Educação Ambiental;
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Que os participantes sejam motivados a utilizar a linguagem lúdica como recurso pedagógico em suas ações educativas nos diversos contextos de atuações;
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Que esta formação seja capaz de sensibilizar os participantes para que possam desenvolver um trabalho que contribua com um processo educativo compromissado em formar cidadãos coerentes, críticos e participativos.
Conteúdo Programático:
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Conceito de Educação Ambiental.
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Conceito do Lúdico focando o Brincar.
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Inter-relação entre os conceitos da Educação Ambiental e o do Lúdico.
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Atividades lúdicas como recurso pedagógico na temática ambiental.
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Quando possíveis atividades externas nos Parques da cidade.
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