Percurso Co-criar Escolas

Participe de uma plataforma de co-criação de novos paradigmas na educação.

Percurso de capacitação em Teatro Social e de Formação de uma comunidade de educadores, focada na criação de novas práticas de aprendizagem nas escolas.


De 11 de Outubro a 29 de Novembro.

Capacitação Gratuita.
Vagas Limitadas.

Inscrições Adiadas! Até 08 de Outubro, 23h59Clique Aqui e faça sua inscrição!

Co-Criar Escolas - E-folder FINAL-01

Por que?
Para quem?

Esta capacitação tem como objetivo fortalecer educadores das redes municipal e estadual de ensino de Santo André e São Bernardo do Campo, como agentes de transformação das práticas de aprendizagem e do tempo-espaço escolar, por meio da capacitação em Teatro Social e formação de uma comunidade de inovação em práticas pedagógicas, que gerem empatia e desenvolvimento dos potenciais de edudacandos e educadores.

Este percurso também está aberto para educadores sociais, professores de escolas particulares, membros do programa escola da família e estudantes de licenciatura ou pedagogia em processo de realizar estágio ou já atuando na profissão.

Educadores

Giulio Vanzan creative life coach e condutor de processos com experiência internacional, formado em várias universidades italianas e na Escola Internacional de Criação Teatral Helikos de Florença e especializado em Terapia Gestalt; criador da metodologia da PACS (Personal Awareness and Creative Synthesis Process) e do “Teatro Social”. Atuou com projetos artístico-culturais e de voluntariado na Itália, Portugal, EUA, Romênia, Bosnia e Herzegóvina, Croácia, Bolívia e em muitos estados do Brasil. Foi consultor do Programa das Nações Unidas para Voluntários e UNICEF. Atua como criador e inspirador de processos poéticos para o desenvolvimento humano. No Brasil, é o co-fundador do projeto de desenvolvimento local “Células de Transformação”, finalista do prêmio “Closing The Loop: Feedback for Results”” da Ashoka. Está conduzindo uma pesquisa pessoal sobre a poesia do corpo como meio de desenvolvimento humano e transformação social.

O Programa

Módulo 1: Capacitação de Facilitadores de Teatro Social

Conteúdo: Neste módulo, os facilitadores em formação aprenderam a conduzir processos de aprendizagem utilizando o Teatro Social, desenvolvendo suas habilidades para aplicar dinâmicas, guiar conversas reflexivas. O Teatro Social é uma metodologia criada por Giulio Vanzan que integra o Teatro do Oprimido de Augusto Boal, o Teatro Físico de Jacques Lecoq, Terapia Gestalt e Bioenergética. Para saber mais sobre o Teatro Social, clique aqui.
Data: 11, 18 e 25 de Outubro, 1 e 2 de Novembro.
Dia e Horário:  4 Sábados, das 9h às 18h; 1 Domingo, das 9h às 18h.
Carga Horária: 40h
Local: Jd. Las Vegas e Jardim Alvorada – Santo André.

Módulo 2: Comunidade de Inovação em Práticas de Aprendizagem
Conteúdo: Estes oito encontros serão um campo seguro de experimentação de novas abordagens e dinâmicas, para o desenvolvimento de soluções criativas para situações reais, visando potencializar os educadores como agentes de transformação atuando em rede.
Data:  Novembro.
Dia e Horário: Dias e horários a serem definidos a partir da agenda do grupo.
Carga Horária: 12h.
Local: Jd. Las Vegas e Jardim Alvorada – Santo André.

Caso você não tenha disponibilidade para estes dias e horários, mas estiver interessado nesta capacitação, por favor inscreva-se normalmente e inclua esta informação na ficha de inscrição.

O que é um Percurso?

Desde 2011, o Projeto Células de Transformação atua a partir da perspectivas de processos de capacitação de pessoas aliadas a propósitos práticos para criação de impacto social em determinado contexto. Mais do que um curso, onde você vai, recolhe conceitos e ferramentas para um dia aplicar em algum lugar, o percurso é uma proposta de criar uma comunidade de aprendizagem que enfrentará desafios reais, isto é: um grupo que o mesmo tempo que se capacita, neste caso em Teatro Social, e que se constituirá, neste caminho de aprendizagem, como um círculo de apoio e um hub de inovação por meio da prática.

O Processo de Inscrição e Seleção

Este curso possui o limite de 30 vagas apenas e é totalmente gratuito. Estamos buscando formar um grupo de professores que realmente se capacitem como facilitadores de teatro social para multiplicarem a metodologia dentro e fora do cotidiano escolar, como agentes transformadores de práticas pedagógicas. Isto requer grande atenção para o desenvolvimento de cada pessoa em formação, o que em um número maior dificulta este processo.

Como a procura é grande, o processo de seleção se dará em três etapas: por meio da avaliação do Formulário de Inscrição preenchido, da Carta de Motivação enviada pelo candidato e por meio de entrevista individual. As entrevistas acontecerão nos dias 3 e 4 de Outubro. Não é necessária experiência prévia em Teatro. Podem se inscrever educadores das mais diversas áreas.

Como funciona?

1. Preencha o formulário de Inscrição. Clique Aqui.

2. Escreva sua Carta de Motivação e envie para cdttaioca@gmail.com, com o assunto “Carta de Motivação – Seu Nome”.

Ambos os procedimentos devem ser concluídos até dia 01 de Outubro. Após estes procedimentos, aguarde que entraremos em contato por email para agendamento do horário de sua entrevista.

Dia 6 de Outubro, enviaremos o comunicado dos selecionados e as orientações para o início do percurso, no dia 11 de Outubro.

Desistências, devem ser comunicadas por email até dia 7 de Outubro, para que possa ocorrer o remanejamento de vagas.

Educadores das Escolas Municipais e Estaduais compreendidas na Sub-Bacia do Rio Taioca em Santo André e São Bernardo, isto é, os bairros Jardim Las Vegas, Jardim Cristiane, Haras, Jardim Milena, Jardim Alvorada, Jardim Primavera e Baêta (parcialmente), terão pontos extras no processo de seleção. Educadores da Rede Pública de Ensino de Santo André e São Bernardo do Campo que morem nestes bairros também terão pontos extras no processo de seleção. Isto se deve ao propósito deste projeto – CdT Taioca – causar impacto social de maneira mais profunda neste território, em múltiplas áreas (educação, cultura, meio-ambiente, capacitação profissional, entre outros), visando o empoderamento comunitário e desenvolvimento local sustentável.

Regras Estritas sobre Desistências – Importante

Caso você avalie, após ter se inscrito, que você realmente não dará conta de completar a formação dentro do percentual de presença exigido, é altamente apreciada a postura de comunicar isto pelo email cdttaioca@gmail.com no mais tardar até dia 7 de Outubro, abrindo de maneira honesta sua vaga para outra pessoa com real disponibilidade e comprometimento neste momento para este trabalho. *Você entrará na nossa lista branca de pessoas a oferecer novas oportunidades. como essa. :)*

Para a conclusão do curso com direito a certificado, será exigida a presença mínima de 75% nos dois módulos. Os módulos são integrados, não há como cursá-los de maneira independente. Isto significa que o participante, entre 52 horas de formação, poderá no máximo, por causas justificadas, faltar em 13 horas. Caso o participante ultrapasse este limite de faltas, ele não poderá continuar o percurso.

Caso alguém falte no primeiro dia da formação (dia 11 de Outubro, Sábado), esta pessoa será impedida de continuar, pois não terá condições de acompanhar o curso sem a participação no primeiro dia. Mais um motivo para, se você avaliar que não poderá estar presente conforme o programa exige, abra mão da sua vaga até dia 7 de Outubro.

Este rigor é essencial pela excelência que estamos buscando para os profissionais formados nesta capacitação, além do fato de respeito ao dinheiro público investido para que esta formação seja possível. Inscrições honestas sobre sua própria disponibilidade e motivações são altamente apreciadas.

Patrocínio

Esta capacitação, parte do projeto Células de Transformação Taioca, é patrocinada pelo Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania.

Leave a comment