O Percurso: Programa e Educadores

Que cidade você sonha? Você já imaginou se o futuro sonhado estivesse tão próximo quanto uma praça e tão simples como o plantio de uma semente?

Como expressar todo meu potencial criativo e transformar realidades por meio da agricultura urbana? Como a agricultura urbana pode ser um ponto de partida para processos de potencialização comunitária?

A partir do que vemos e vivemos da prática de Agricultura Urbana, esse percurso visa capacitar agricultores urbanos empoderados para realizarem transformações e co-criar cidades, a partir de um novo paradigma de relação humana e com o ambiente. Compreenderá módulos teóricos e práticos sobre o desenvolvimento da jardinagem, paisagismo e bioconstrução.

Porém, apenas técnicas de jardinagem e paisagismo não são suficientes se não levarmos em conta o fator humano, sendo de extrema importância fazer junto apoderando-se do espaço. Assim, para nós, ser agricultor urbano é ser um multiplicador, educador, mobilizador de redes e grupos, facilitador de sonhos e potenciais, criador, plantador, paisagista, designer de projetos, empreendedor, profissional de desenvolvimento territorial e comunitário.

Por meio da formação de 50 multiplicadores de agricultura urbana durante 4 meses, da revitalização de um espaço público e da criação de projetos de agricultura urbana, gerar, em meio a cidade, territórios mais humanos, saudáveis, inspiradores e acessíveis a toda a população.

au12

Sempre com o movimento entre teoria e prática, educadores de todo o Brasil irão compartilhar conhecimentos sobre:

  • Selecionar espécies comestíveis adaptadas e resistentes ao espaço urbano;
  • Planejar um jardim de maneira criativa;
  • Mobilizar pessoas e grupos;
  • Agricultura Urbana como fonte de renda;
  • Co-criar projetos com metodologias inovadoras;
  • Preparar alimentos naturais com alto valor nutritivo;
  • O cultivo e consumo de alimentos orgânicos como benefício à saúde;
  • Criar percursos de pesquisa-ação e educação popular por meio do plantar.

O percurso na região de Taioca começa em maio de 2014 e as inscrições estão abertas!

Conheça aqui a primeira edição que aconteceu em 2013 em São Paulo!

Temas abordados:

Pedagogia dos Sonhos
Pesquisa-ação Participativa
Mobilização Comunitária e Educação Popular
Co-criação de projetos
Cooperativismo
Alimentação e Saúde
Consumo Consciente

Agrofloresta
Compostagem
Permacultura
Hortas Perenas
Sementes Criolas
Bioconstrução
Jardins Verticais
Ervas Medicinais

circulo sonhos

Educadores já confirmados:

Aline Mazeto Roldan
Idealizadora e gestora do Projeto Células de Transformação, ganhadora do Global Millennium Prize da ONU em 2007. Palestrante na 60ª Conferência da DPI/NGO da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque. Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo; Instrutora de Tantra Yoga formada pelo Instituto Visão Futuro; Facilitadora de Teatro Social para Inovação Social, Dragon Dreaming e de jogos cooperativos. Atua com design de projetos de desenvolvimento comunitário e territorial para organizações do terceiro setor e facilitação de grupos.

Clara Terko Takaki Brandão
Pediatra e nutróloga, é criadora da chamada Multimistura. Viveu em Altamira e em Santarém, no Pará, onde iniciou pesquisas sobre as preparações alimentares regionais disponível, criou a ONG SEARA – Sociedade de Estudos e Aproveitamento da Amazônia, e montou 13 creches que chegaram a atender 390 crianças. No cardápio das creches, a Multimistura, que, com alto valor nutritivo, baixo custo, paladar regionalizado, preparo fácil e rápido e podendo ser reproduzido em casa, recuperava as crianças de sua desnutrição. A partir daí, o programa de orientação alimentar contra a desnutrição, desenvolvido pela Dra. Clara e apoiado por diversas ONGs, se expandiu para todos os estados brasileiros e em mais 15 países. Durante seus 39 anos de carreira, trabalhou com segurança e soberania alimentar (cadeia produtiva, cardápios, hortas, conservação de alimentos, enriquecimento de preparações).

Denise Mazeto
Consultora e Gestora de Sustentabilidade Integrada do projeto Células de Transformação e da AMURT AMURTEL, Presidente de O Instituto Ambiental (OIA) em São Paulo e da ong PROUT Brasil. Sua experiência profissional inclui projetos pioneiros como a Creche Sustentável (AMURT), Passarela Verde – Eusébio Matoso (Unibanco e Subprefeitura de Pinheiros) e o Centro de Educação para a Sustentabilidade (CES) em Alphaville.

Francisco Lima
Formado em Arquitetura e Urbanismo em 1991 pela PUCCAMP (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), fundador da ArchiDomus Arquitetura que atua com projetos arquitetônicos sustentáveis e execução de obras civis nos segmentos residenciais, comerciais e institucionais desde 1994, ministra cursos, palestras e oficinas de Arte, Arquitetura, Bioconstrução e Meio Ambiente, presta consultorias técnicas, participa e coordena projetos sócio-ambientais locais.

Giulio Vanzan
Idealizador do projeto Células de Transformação, mestre em desenvolvimento local e Presidente do IIDAC EUROPA; membro do Conselho Diretivo do programa internacional What-IF; consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da UNICEF, como formador e facilitador de processos. Atuou na Bolívia, Bósnia, Itália, Portugal, Estados Unidos e Brasil com projetos d formação para o desenvolvimento local. Graduado em Ciências da Formação, está cursando o seu segundo Mestrado, em Sociologia. Possui formação e experiência em educação popular; formação em Teatro do Oprimido no Centro do Teatro do Oprimido de Rio de Janeiro (CTO) e na Associação Giolli Teatro (Itália); formação como doutor de alegria e treinador de clown com a Associação VIP Formação; estudo da arte do mimo e do corpo poético na associação Larven Teatro; formação em máscara neutra e expressiva.

Joice Rodrigues de Mendonça Reis
Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Lavras – MG (2006) e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus – BA (2008). Trabalha com extensão e desenvolvimento rural há mais de dez anos, em projetos e parcerias com o terceiro setor, universidades, ONG´s e instituições nas regiões do semi-árido mineiro, assentamentos de reforma agrária e agricultores familiares do Sul da Bahia. Desenvolveu  e coordenou projetos pelas ONG´s CAV- Turmalina -MG/UFLA, Instituto Cabruca – Ilhéus -BA, Associação Rosa dos Ventos – Itacaré- BA e Instituto Floresta Viva – Ilhéus -BA em projetos que alinharam geração de renda através de produtos sustentáveis (sementes e mudas), diversificação na produção, conservação do solo e da biodiversidade, técnicas de produção agroecológicas, sistemas agroflorestais, compostagem e preparados biodinâmicos como aliados na produção agrícola; Sendo organizadora, educadora e palestrante em eventos relacionados. Atualmente é auditora de sistemas orgânicos de produção pelo Instituto Biodinâmico – IBD Certificações.

Maurício Queiroz
Técnico Agrícola dedicado o trabalho de agroecologia e o resgate de sementes crioulas na Diocese de Santa Cruz do Sul/RS onde atua junto a Pastoral da Terra e na Coordenação da Escola de Jovens Rurais além de ser estudante de Biologia.

Peter Jonathan Webb
Australiano, Formado na Austrália em Horticultural Science; estudou Permacultura com seu mentor Bill Mollison; foi responsável pelo Banco de Sementes do Jardim Botânico de Melbourne por três anos. Em 1980, mudou-se para Inglaterra onde deu início ao trabalho de Cirurgia em Árvores e formou-se em Agricultura Biodinâmica, na Emerson College, em Londres. Mora no Brasil desde 1984. Por catorze anos, viveu de modo autosustentável em Matutu, no Sul de Minas Gerais. Em 1998, mudou-se para São Paulo, onde tem ministrado cursos e desenvolvido projetos de agroflorestas, agricultura sustentável, permacultura, recuperação de áreas degradadas, consultoria ambiental, paisagismo, cirurgia em árvores e reflorestamento em taludes e pedreiras.Desde 2002, ao unir a Permacultura à Psicologia do Budismo Tibetano, em parceria com a psicóloga Bel Cesar, desenvolve atividades de Ecopsicologia no Sítio Vida de Clara Luz, em Itapevi, São Paulo.

Tanya Stergiou
Possui mais de 10 anos de experiência como consultora e facilitadora na área de Desenvolvimento Organizacional e de Práticas e Ambientes Colaborativos. Coordenou projetos em desenvolvimento econômico, gênero, meio ambiente e cultura digital e desenvolve trabalhos em parceria com instituições do Governo, ONG´s, empresas privadas e coaching ontológico para pessoas físicas e grupos. Tem mestrado em Economia Política Internacional com especialização em America Latina e Asia da Universidade de Norman Paterson School of International Affairs.

Leave a comment